ELEIÇÃO DE DIRETORES NA EDUCAÇÃO

GOVERNO MUNICIPAL PROPÕE ALTERAR O PROCESSO DE ESCOLHA DE DIRETORES DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO DE BLUMENAU. Novo mecanismo prevê um processo de qualificação para o exercício de função gratificada de diretor e diretor adjunto e a “eleição de plano de gestão escolar”

A Secretária Municipal de Educação Patrícia Lueders foi pessoalmente à Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (17), pedir a aprovação do projeto de lei apresentado pelo governo que cria um processo de qualificação para o exercício de função gratificada de diretor e diretor adjunto, alterando o processo de escolha das direções das unidades de educação do município.

De acordo com a proposta, só podem participar do processo de qualificação professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos estáveis, pertencentes ao quadro do magistério, com pós-graduação em Gestão Escolar em nível de especialização (360 horas).

O processo prevê as seguintes etapas: prova escrita eliminatória, sendo considerado aprovado o(a) servidor(a) que alcançar o mínimo de 60% de acerto; apresentação, homologação e aprovação de um Plano de Gestão Escolar pela comunidade escolar e; prova de títulos, quando houver empate da votação do Plano de Gestão.

Mais uma vez o governo municipal ignora a categoria, enviando um projeto para a Câmara sem nenhum debate.

VOTO DA COMUNIDADE TEM MAIS PESO QUE SERVIDORES(AS)

Após passar na prova escrita, os candidatos terão que apresentar um Plano de Gestão Escolar que, após homologado pelo governo, será submetido à apreciação e votação pela comunidade escolar.

Nos CEIs, os votos de pais e/ou responsáveis têm peso de 60%, enquanto os profissionais ficam com peso 40%.

Nas escolas, os votos dos estudantes a partir 12 anos de idade têm peso 15%, pais e/ou responsáveis têm 45%, enquanto profissionais ficam com peso de 40%.

É possível votar e um ou mais projetos de gestão. As unidade de ensino com mais de 400 matriculados têm a possibilidade de agregar um diretor adjunto.

VEJA O PROJETO AQUI >>> mensagem-43-2022