ISSBLU: SERVIDORES ESTÃO PREOCUPADOS COM O FUTURO DO INSTITUTO E REIVINDICAM REGULARIDADE NO PAGAMENTO PATRONAL DA PMB E DA FURB

Os servidores municipais de Blumenau realizaram nesta terça-feira (02), na frente da biblioteca central da Furb, uma assembleia geral unificada de trabalhadores da prefeitura e da universidade para discutir a situação do Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau (ISSBLU).

Para os representantes dos dois sindicatos, Sintraseb e Sinsepes, há uma gestão temerária dos recursos por parte das gestões da prefeitura e da Furb. Nos últimos anos, cerca de R$ 255 milhões de obrigações patronais da previdência dos servidores deixaram de ser pagos regularmente e foram parcelados a médio e longo prazo. Além disso, a prefeitura vem modificando a lei quase todos os anos para segurar o reajuste da alíquota suplementar, criada para equacionar o déficit atuarial de sua obrigação.

A assembleia serviu para informar os trabalhadores sobre a real situação do ISSBLU e como os conselheiros eleitos pela categoria estão atuando nos conselhos do instituto, principalmente no Conselho de Administração.

Como encaminhamento, os servidores(as) presentes decidiram por unanimidade repudiar as atitudes das gestões da prefeitura e da universidade, exigir o pagamento regular das obrigações previdenciárias e realizar mobilizações imediatas da categoria sempre que acontecer novos pedidos de parcelamentos de dívidas e quando ocorrer alteração do plano de custeio previsto na Lei Complementar 742/2010. Também foi aprovada uma moção para que a Câmara de Vereadores utilize a sobra orçamentária anual para o pagamento das dívidas parceladas que são aprovadas pela casa legislativa.

Fique atento issblu 2024