SEMINÁRIO E LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE COMBATE AO RACISMO NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE BLUMENAU

Para marcar o mês da Consciência Negra, o Sintraseb realizou no dia 25 de Novembro o Seminário e Lançamento da Campanha de Combate ao Racismo no Serviço Público Municipal de Blumenau. A atividade aconteceu no Tella Espaço Criativo (Rua Amazonas, 2200), e contou com painel de debates, apresentação teatral, exposição de artes e confraternização com buffet de origem africana.

 

SOBRE O PAINEL DE DEBATES

O painel de debates contou com a presença das seguintes personalidades:

JOÃO CARLOS GOMES DOS SANTOS JÚNIOR, natural de Fortaleza, penúltimo semestre de Psicologia FURB, experiência na área do esporte, atuou com pessoas em situação de rua, mulheres, idosos e crianças em situações de vulnerabilidade e/ou violência social. Também pesquisa sobre Raça, Psicologia Social e Saúde Mental, participa do Grupo de Acolhimento para Pessoas Negras da FURB.

VIVIANE TAVARES RODRIGUES, mulher negra, carioca, Advogada e pós-graduada em direito empresarial, direito e negócios, participa do grupo de Maracatu Capivara, dançaria de dança de salão e salsa.

CARLOS ALBERTO SILVA DA SILVA, pós-doutorando em Educação pela (UFSC). Professor na Escola Básica Municipal Machado de Assis, Intelectual orgânico do Movimento Negro. Membro associado da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN. Participa de Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação da UFSC/CNPq.

SOBRE O ESPETÁCULO TEATRAL

NÃO CORRE MENINO!
CIA NOSSO OLHAR – Duração 45 minutos

Não corre, menino! conta a história de Eduardo da Silva Santos, menino negro, de 11 anos, que foi alvo de uma bala perdida. O monólogo denuncia a violência contra as crianças negras e periféricas e faz uma crítica ao racismo e à violência desproporcional que é utilizada pelas forças armadas nas periferias do Brasil. A peça traz uma reflexão sobre futuros possíveis. Futuros onde meninos negros possam correr livremente, sem serem alvos de balas perdidas.

SOBRE A EXPOSIÇÃO DE ARTES

Exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros(as) aconteceu de 18 a 25 de Novembro, iniciando no auditório do Sintraseb e encerrando no Espaço Tella, com obras dos seguintes artistas:

Ruth Rodrigues (Mariluce Rodrigues de Freitas) Atriz, Fotógrafa, Multiartista e Produtora Cultural. Atuante há quase 20 anos nas artes. Bacharela em Teatro – Interpretação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, no teatro atuou em mais de 20 espetáculos teatrais em Santa Catarina e pelo Brasil.

Trabalhou como Produtora da 1ª Mostra da Rede Catarina de Palhaças; do Projeto “Circo na Rua” no Vale do Rio Tijucas; pesquisadora no Projeto Preto Humor – Pesquisa de comicidade Negra Catarinense. Na Fotografia e audiovisual desde 2018 já atuou em projetos de Blumenau e região. Atualmente suas pesquisas estão focadas em comicidade, inclusão e fotografias híbridas, fotocolagens e foto bordado.

Juranildes nasceu em Santa Luzia, no estado da Bahia, há 29 anos reside em Blumenau, Santa Catarina. Formada em Pedagogia, é uma profissional dedicada ao ensino e à formação de novas gerações. Ao longo de sua trajetória, se destacou também por sua contribuição à cultura e à paz, tornando-se Embaixadora da Paz e engajando-se ativamente em movimentos e organizações internacionais que promovem os direitos humanos, a educação e a harmonia entre os povos.

Atualmente é membro da Associação Internacional dos Poetas e da IFLAC (International Forum for the Literature and Culture of Peace), entidades que visam unir poetas, escritores e pensadores do mundo inteiro na busca pela paz através da arte e da literatura, participou da elaboração do livro, Alterações Climática e Paz – Delasnieve Daspet & Convidados do Congresso Internacional do IFLAC – World Peace, com a poesia A Harmonia Entre Nós e o Planeta, Página 79. Sua ligação com essas organizações reflete seu compromisso com o poder ¡transformador da palavra e com a promoção de um mundo mais justo e pacífico. Ao longo dos anos, tem dedicado seu trabalho à escrita, à reflexão e à ação social, abordando temas como a paz, a igualdade e a educação em suas produções. Como poeta e educadora, ela busca utilizar suas palavras para sensibilizar e inspirar aqueles que a rodeiam, contribuindo de forma significativa para o cenário literário e cultural de Blumenau e além das fronteiras.

Roberto Danilo é um artista visual que iniciou em 2018. Nascido em Ananindeua PA, mas cresceu e foi criado/malcriado em Blumenau SC. Começou a pintar a partir de textos que lia/escrevia. Continua para que se possa escrever/pintar/escrever.

Elisa dos Santos Cabral: Atriz, poeta e artista visual. Teve seu primeiro contato com arte através do circo aos 10 anos de idade (2003). Natural de Íjui – RS. Ao longo do tempo passou por diversos grupos teatrais nos estados do RS e SC, deu aulas de Teatro na rede pública de ensino e participou como atriz, diretora e jurada em festivais. No ano de 2016 iniciou um projeto com seu atual grupo teatral “Cia Teatral Tontonelo” pelo qual percorreu 10 estados do Brasil, centro-sul da Bolívia e Peru com performances poéticas e teatrais. Atualmente trabalha na Cia Teatral Tontonelo, estuda e pesquisa arte nas suas mais diversas formas. @elisa_kaili @tontonelo

Priscilla Porto: Professora de Arte na Rede municipal de Blumenau e docente no Curso de Artes Visuais da Furb; Tem mestrado em Arte e como artista e pesquisadora está aprofundando sua poética sobre sua cor PARDA e nas influências de ancestralidade indígenas e africanas na sua história de vida. Nesta série de fotografias híbridas mescla a cor da pele com cores de folhas da natureza que fotografa intitulada: Natureza Mestiça essa exposição traz suas inquietações sobre ser mestiça no Brasil. Além dessas obras traz para a exposição uma ilustração provocativa de sua recente pesquisa artística sobre a história de pessoas negras na cidade de Blumenau.