URGENTE: ISSBLU EM RISCO!

PREFEITO MÁRIO HILDEBRANDT QUER DAR NOVO CALOTE NO ISSBLU

Um dia após a eleição dos novos conselheiros do ISSBLU, cujo resultado indicou a perda da maioria governista no Conselho de Administração, o prefeito Mário Hildebrandt encaminhou pedido para manter a alíquota suplementar, de responsabilidade do governo, em 10%.

Em março desse ano, o Conselho de Administração já havia aprovado o aumento da alíquota suplementar de 10% para 14,72%, a partir de janeiro de 2022, após o cálculo atuarial projetar um déficit até o final do ano na ordem de R$ 3,19 bilhões.

O QUE É ALÍQUOTA SUPLEMENTAR

A alíquota suplementar destina-se à compensação futura dos passivos líquidos atuariais relativos ao período compreendido entre maio de 1990 e junho de 2001, objeto de parcelamento junto ao instituto, e que compõem o déficit técnico atuarial.  (LC 317/2001)

Junto com a contribuição paga pelos trabalhadores (14%) e da contribuição patronal (15,78%), a alíquota suplementar compõe o plano de custeio do instituto.

De acordo com a lei Complementar 742/2010, a alíquota suplementar inicial foi de 5% prevendo reajustes ao longo dos anos, sempre considerando a atualização do atuário. A lei foi modificada e, de lá para cá, o governo vem sucessivamente postergando os reajustes necessários e que são de sua obrigação.

SEGUNDA (31) TEM REUNIÃO DO CONSAD/ISSBLU

Embora a presidente do Conselho de Administração Elsa Bevian não tenha pautado o tema para a última reunião da atual gestão, convocada para esta segunda-feira (31), às 14h, na sede do ISSBLU, o governo pretende manobrar com o objetivo de aprovar a todo custo mais um calote no nosso instituto.

O entendimento da presidenta do conselho é o mesmo da direção do Sintraseb: O assunto tão importante e complexo que precisa de profundos estudos de balanços e orçamentos das Instituições e não há nenhuma necessidade de urgência no debate, podendo ser realizado até o mês de setembro.

SINDICATO CONVOCA VIGÍLIA NO ISSBLU

A direção do Sintraseb convoca todos os servidores e servidoras, ativos e aposentados, que puderem comparecer na sede do ISSBLU nesta segunda (31), às 14 horas, para se fazerem presentes e pressionar para que o governo não se utilize de manobras e consiga dar mais um golpe nos servidores(as).