ISSBLU: GOLPE ATRÁS DE GOLPE

PREFEITO MÁRIO HILDEBRANDT QUER ACABAR COM AS ELEIÇÕES DO DIRETOR-PRESIDENTE E DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO ISSBLU.

PROPOSTA PRETENDE DESTITUIR A ATUAL PRESIDENTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ANTES DO FIM DE SEU MANDATO, DANDO AO PREFEITO O DIREITO DE INDICAÇÃO.

É vergonhoso. Se já não bastasse todo desrespeito, a falta de diálogo e de transparência no debate sobre a reforma da previdência municipal, o prefeito Mário Hildebrandt aproveita o projeto que altera as regras previdenciárias (PL 2080/2021) para mudar também a composição dos conselhos do ISSBLU, e assim, retomar o controle absoluto do instituto.

O prefeito quer aumentar de 9 para 10 os membros do Conselho de Administração, aumentando a representação do governo (de 3 para 4), e substituir a eleição do presidente por seus membros pela indicação do prefeito. Além disso, quer garantir ao “novo presidente do conselho” o voto qualificado em caso de desempate.

Os conselheiros deverão ter obrigatoriamente curso superior e possuir comprovada experiência no exercício de atividade nas áreas financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou auditoria.

O prefeito pretende destituir a atual presidenta do Conselho de Administração, a servidora Marilei Schreiner (conselheira representante do Sintraseb e eleita pelos membros do Conselho), antes do final do seu mandato, que vai até 2025.

O prefeito tem dificuldade de trabalhar com minoria e quer transformar os conselhos do ISSBLU num verdadeiro teatro de marionetes, obediente e subserviente às vontades do governo, para continuar transferindo a conta da irresponsabilidade dos gestores para os trabalhadores do serviço público.