SINDICATO ACOMPANHA ESCOLHA DE VAGAS E REIVINDICA MAIOR TRANSPARÊNCIA NO QUADRO DE VAGAS

Na manhã desta terça-feira (24), tivemos reunião com a SEMED e a SEDEAD para discutir as demandas apresentadas sobre o quadro de vagas.

Não é de hoje que o Sintraseb cobra do governo municipal a publicação anual do quadro de vagas existentes no município. Isso resolveria grande parte das reclamações na hora da escolha de vagas na educação.

Porém, a questão também exige que todos(as) tenham entendimento sobre o funcionamento e as situações que envolvem o surgimento das vagas, algo que não é estático.

Antes de tudo é preciso deixar claro o óbvio: o quadro de vagas é uma prerrogativa e uma responsabilidade da gestão, da administração municipal.

No ano passado, o Sindicato fez pedido oficial de informação sobre o quadro de vagas, reiterando a solicitação no início deste ano. Infelizmente não recebemos resposta.

POR QUE SURGEM NOVAS VAGAS DURANTE O PROCESSO DE ESCOLHA?

Porque elas surgem somente após a assinatura e a publicação de Portarias. São chamadas de vagas de substituição. Exemplos:

– Professores(as) que se aposentaram;

– Professores(as) que assumiram como Diretores(as).

Também há casos em que a pessoa renuncia a vaga já escolhida, antes de assumi-la, e também os casos de abertura de novas turmas.

Sobre as vagas oriundas de abertura de novas turmas é importante destacar que, no passado, essas vagas apareciam como vagas transitórias e não como vagas previstas. De acordo com a lei, a vaga transitória cabe para a execução de projetos específicos.

O QUE FAZER EM CASO DE DÚVIDA OU INCONFORMIDADE?

A direção do Sindicato deixou claro para a gestão que muitos(as) candidatos(as) se sentiram lesados(as) na hora da escolha e isso preciso mudar.

O sindicato continua orientando os(as) candidatos(as) que se sentirem lesados(as) a questionar formalmente o RH sobre a vaga em questão, para que oficialmente seja apresentada a justificativa do governo.

Assim, o Sindicato poderá buscar encaminhamento junto a gestão das situações que estejam em desacordo com os exemplos acima.