MERENDA NA VOLTA ÀS AULAS: SINDICATO FAZ DENÚNCIA À VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E AO MINISTÉRIO PÚBLICO
A Secretaria Municipal de Educação até ocupou a imprensa nos últimos dias tentando garantir uma certa normalidade no fornecimento de alimentação escolar no retorno das aulas na rede municipal de ensino de Blumenau. Mas na realidade, o primeiro dia de aula trouxe transtornos em várias unidades.
A empresa GEF Alimentos, contratada emergencialmente depois do rompimento do contrato com a empresa Risotolândia, não conseguiu garantir o fornecimento total do serviço de alimentação escolar no primeiro dia de aula da rede municipal de educação de Blumenau
TRANSTORNO DIVERSOS
Os relatos que chegam das unidades dão conta de diversos problemas, entre eles, fornecimento reduzido de alimentação, ausência ou número reduzido de trabalhadores, estrutura das cozinhas precarizadas e sem limpeza adequada e até falta de gás. Em algumas unidades a direção e professoras precisaram assumir a função de cozinheiras. E outros, o trabalhador destacado não possui curso de manipulação de alimentos.
As unidades que estão pedindo ajuda às APPs até a normalização do fornecimento do serviço estão sendo cobradas pelo governo para não emitirem comunicados às comunidades escolares.
O Sindicato já havia manifestado preocupação com a situação e cobrado providências do governo municipal. Nesta segunda-feira (10), recolhemos imagens e notificamos a Vigilância Sanitária, o Conselho Municipal de Alimentação Escolar e o Ministério Público.
O Sintraseb defende o fim das terceirizações no serviço público.