3 de fevereiro de 2026
Notícias

SAMU DE BLUMENAU SERÁ TERCEIRIZADO

DECISÃO FOI INFORMADA DURANTE REUNIÃO COM O SECRETÁRIO E SERVIDORES(AS) 

Em reunião realizada nessa quinta-feira, 29 de janeiro, entre os dirigentes sindicais do Sintraseb, os trabalhadores e trabalhadoras lotados no SAMU e o secretário da SEMUS, Douglas Rafael, foi informado oficialmente que o SAMU de Blumenau será terceirizado.

Durante o encontro, que contou também com a presença do vereador Gilson e representantes do Conselho Municipal de Saúde e Secretária de Administração, a SEMUS apresentou os estudos de dados que motivam a decisão e também trouxe informações sobre a remoção dos profissionais para outros pontos de atenção da rede pública de saúde. 

A decisão tomada foi uma surpresa para todos os presentes, já que o sindicato vinha acompanhando a situação desde o anúncio extraoficial em setembro de 2025, e havia exigido participação integral em todo o processo de decisão, desde conversas até a formatação do estudo, além de outras ponderações em defesa do Serviço Público junto ao Executivo, Conselho Municipal de Saúde e Poder Legislativo. Contudo, as exigências não foram cumpridas e os estudos financeiros foram finalizados sem qualquer participação dos trabalhadores e trabalhadoras ou do sindicato. 

Durante a reunião, o Sintraseb usou seu momento de fala para reafirmar o posicionamento contrário à terceirização do serviço, que conta com profissionais extremamente capacitados e que serve como referência para o estado de Santa Catarina há mais de 20 anos. 

A entidade ainda enfatizou que o SAMU faz parte de uma Política Pública de Estado, financiada de forma Tripartite, e que a entrega do SAMU à iniciativa privada significa aumentar a vulnerabilidade da população em situações de urgência e emergência, assim como implica na precarização da mão de obra. Saúde não é mercadoria, é um direito do povo que não pode ser submetido à lógica do lucro!

Em conjunto com os trabalhadores e trabalhadoras, o Sintraseb participará de uma reunião para definir os próximos passos a serem seguidos. Uma reunião já está agendada para a próxima semana para alinhar as ações e decidir as medidas que serão tomadas contra esse desmonte.

Siga as redes sociais do Sintraseb e confira o portal www.sintraseb.org.br pelo link da bio para ficar por dentro das próximas ações!

Sintraseb em defesa do serviço público!