SERVIDORES MUNICIPAIS DE BLUMENAU APROVAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES E JORNADA DE LUTAS DA CAMPANHA SALARIAL 2025
Os trabalhadores e as trabalhadoras do serviço público municipal de Blumenau deram uma demonstração de unidade e disposição para a luta, na tarde desta quinta-feira (3). A praça da prefeitura foi tomada pelos servidores e servidoras, na maior assembleia de aprovação de pauta da história do sindicato, com 2.158 assinaturas.
Além da pauta de reivindicações a ser encaminhada para ao governo municipal, também foram aprovadas, por unanimidade, a comissão de acompanhamento das negociações, duas moções de repúdio, uma endereçada à Câmara de Vereadores e outra ao prefeito Egídio Ferrari, e uma jornada de lutas, com mobilizações e possibilidade de paralisações.
A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
A pauta de reivindicações aprovada pela assembleia foi construída coletivamente com os representantes por local de trabalho e contém três eixos de reivindicações, sendo o Eixo 1, Data-base | Negociação econômica e revisão do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS); Eixo 2, para a Mesa de Negociação Permanente e; Eixo 3, Cláusulas Sindicais. Três propostas de acréscimo e ajustes de texto foram propostos, todos aprovados pela assembleia.
AS MOÇÕES DE REPÚDIO
A assembleia também aprovou duas moções de repúdio, uma para a Câmara de Vereadores e outra para o prefeito Egídio Ferrari, em resposta aos episódios envolvendo as alterações na legislação do ISSBLU.
Veja a Moção de Repúdio à Câmara de Vereadores aqui!
Veja a Moção de Repúdio ao prefeito Egídio aqui!
A JORNADA DE LUTAS
Tendo em vista que o prazo para a apresentação dos estudos de viabilidade de implementação das reivindicações da categoria, previstas através da Revisão do PCCS, terminou em outubro de 2024 e o contrato da empresa responsável pela realização do estudo termina agora no mês de abril, aliado a divulgação oficial do INPC de nossa data-base (1º de maio), previsto para o dia 9 de maio, os servidores e as servidoras presentes na assembleia estipularam um prazo para o início das negociações. Se até o dia 13 de maio a administração municipal não iniciar o processo de negociação coletiva 2025, o sindicato está autorizado a convocar uma jornada de lutas, com protestos, mobilizações e possibilidade de paralisações.
COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DAS NEGOCIAÇÕES
TITULARES:
- Inajara Floriano Scottini. Professora, Semed, CEI Anilda Batista Schmitt;
- Tiago Wilhelms. Assistente Social, Semudes, Gerência de Apoio aos Conselhos;
- Marcos Antônio Schmitt. Agente Administrativo, Samae;
- Cristiano Ricardo Da Cunha Caporal. Agente Administrativo, Sedead;
- Robson De Moura . ACS, Semus, ESF Wilhelm Theodor Schurmann;
- Paulo Roberto Da Silva. Guarda De Trânsito, SMTT, Serviço da Guarda de Trânsito;
- José Constantino Somer. Biólogo, Semmas.
SUPLENTES:
- Marcio Alexandre Lourenco de Lima. Professor, Semed, Profºoscar Unbehaun;
- Yuri Loureiro Soares. Técnico Laboratorista, Labcem, Samae;
- Cleci Teresinha Noara. Assistente Social, Semudes;
- Lucilene Ritter. Técnica em Enfermagem, Semus, Caps I;
- Marina Keiko Murakami Analista de Políticas Públicas, Sedead;
- Jefferson Camargo Guarda de Trânsito, Smtt – Serviço da Guarda de Trânsito;