INFORMES ELEIÇÃO SINTRASEB GESTÃO 2022/2026

COMISSÃO ELEITORAL HOMOLOGA INSCRIÇÃO DA CHAPA 1 – “UNIDADE, RESISTÊNCIA E LUTA – A CHAPA DO SINDICATO”, E INDEFERE A INSCRIÇÃO DA CHAPA 2 – “NO SERVIÇO PÚBLICO, O PULSO AINDA PULSA”, POR DESCUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIAS ESTATUTÁRIAS. Dois candidatos apresentados pela chapa não possuem tempo mínimo de filiação ao sindicato.

A Comissão Eleitoral responsável por coordenar o processo de escolha da próxima Diretoria Colegiada do Sintraseb, gestão 2022/2026, realizou nova reunião na tarde desta terça-feira (21), desta vez para apresentar a resposta aos dois requerimentos com pedido de inscrição de chapa para participar do processo.

Apenas a Chapa 1, “Unidade, Resistência e Luta – A Chapa do Sindicato”, liderada por Sérgio Maurici Bernardo, atual Coordenador Geral, cumpriu todas as condições de elegibilidade estabelecidas no art. 85 do Estatuto Social do Sintraseb, estando apta a participar do pleito.

A Comissão Eleitoral não homologou o pedido de inscrição da Chapa 2, liderada pela professora Dalva da Silva Assini, por não cumprir as exigências estatutárias.  Dois integrantes da chapa não possuem o tempo mínimo de filiação ao sindicato estabelecido no estatuto. (Confira a Ata aqui).

Com a decisão, a Chapa 2 tem 48 horas para apresentar recurso ou terá sua inscrição indeferida, não podendo participar da eleição. A Chapa 1 já tem autorização para iniciar a campanha a partir desta quarta-feira (22).

Para estar apto à eleição o(a) candidato(a) deve estar em dia com as suas obrigações sindicais; Estar filiado(a) há pelo menos 01 (um) ano na data do registro da chapa; Ter frequência mínima em 60% (sessenta por cento) das Assembleia no decorrer de 02 (dois) anos que antecederam a data do registro de chapa e; Não ter exercido cargo em comissão, mesmo sendo filiado(a) servidor(a) estável, até 180 (cento e oitenta) dias do registro da chapa.

A numeração das chapas seguiu o critério da ordem de inscrição.

A Comissão Eleitoral responsável pelo processo foi eleita em assembleia geral (23 de agosto) e é composta por Sandro Luiz Cifuentes, e Carla Xavier da Silveira Delfino (dirigentes do Sinte-SC) e Ari Germer (Dirigente do Sindetranscol).

A eleição acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, com urnas itinerantes que percorrerão todos os locais de trabalho. Estão aptos a votar 4.632 filiados(as).

A posse da nova diretoria acontece no mês de fevereiro de 2022.

CONFIRA A NOMINATA DA CHAPA HOMOLOGADA PELA COMISSÃO ELEITORAL: CHAPA 1 – UNIDADE, RESISTÊNCIA E LUTA – A CHAPA DO SINDICATO!

Coordenador Geral
Sérgio Maurici Bernardo