GOVERNO MÁRIO HILDEBRANDT É CONDENADO POR ASSÉDIO MORAL

A Prefeitura de Blumenau foi condenada a indenizar um servidor em R$ 6.749 pela prática de assédio moral. Para preservar o trabalhador, que foi defendido pela assessoria jurídica do sindicato, não divulgaremos seu nome e o seu local de trabalho.

O importante aqui é destacar que os trabalhadores e as trabalhadoras sofrem sim assédio moral e/ou sexual no seus ambientes de trabalho e devem buscar ajuda para combatê-los. A prática de assédio moral e/ou sexual é considerada uma violência pela OIT – Organização Internacional do Trabalho..

O Assédio Moral consiste em ações humilhantes e constrangedoras, geralmente repetitivas e prolongadas durante o horário de trabalho. Estas situações ofendem a dignidade e integridade física e emocional. Vale ressaltar que algumas situações, devido a sua gravidade, podem ser caracterizadas em um único ato. Podemos afirmar que esta situação pode ser caracterizada por gestos, palavras ou atitudes que causem dano à personalidade, dignidade, integridade física ou psíquica do trabalhador e da trabalhadora, podendo por em risco seu emprego e degradando seu ambiente de trabalho.

O Sindicato é um espaço de defesa da categoria e possui ações de acolhimento aos trabalhadores e às trabalhadoras nessas situações. Além disso, possui uma campanha permanente de combate ao assédio moral e/ou sexual, visitando os locais de trabalho, dando visibilidade à existência da violência e apresentando estratégias de erradicação, foco central da ação sindical.

Através do Observatório de Combate ao Assédio Moral nas Relações de Trabalho do Serviço Público, estratégia criada pelo Sintraseb, disponível no site e no aplicativo, a categoria pode fazer sua denúncia com toda segurança e anonimato, informando irregularidades e abusos encontrados no seu ambiente de trabalho.

Acesse o formulário de denúncia aqui!

Sintraseb | Em defesa do serviço público!